Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Indicador de confiança (Saldo de respostas extremas) da Construção
Característica Descrição
Designação Indicador de confiança (Saldo de respostas extremas) da Construção; Mensal
Periodicidade Mensal
Fonte INE, Inquérito qualitativo de conjuntura à construção e obras públicas
Primeiro período disponível Abril de 1997
Último período disponível Março de 2024
Dimensões
  • Período de referência dos dados (Mês)
  • Localização geográfica (Portugal)
Conceitos
  • EMPRESA:  Entidade jurídica (pessoa singular ou coletiva) correspondente a uma unidade organizacional de produção de bens e/ou serviços, usufruindo de uma certa autonomia de decisão, nomeadamente quanto à afetação dos seus recursos correntes. Uma empresa pode exercer uma ou várias atividades, em um ou em vários locais.
  • CONSTRUÇÃO:  Tipo de obra (edifícios, estradas, pontes, barragens, etc.) ligada ao solo e feita de materiais de construção. Os trabalhos do solo para fins agrícolas (ex: lavragem do solo) não fazem parte do contexto das construções.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Fórmula

A metodologia de cálculo do “Indicador de Confiança da Construção e Obras Públicas” é da responsabilidade da CE - DG ECFIN, e corresponde à média aritmética dos SRE das seguintes questões:
- Considera que, Tendo em conta a época do ano, a vossa carteira de encomendas está atualmente: 1. Acima do normal; 2. Normal; 3. Abaixo do normal;
- Prevê que, durante os próximos três meses, o número de pessoas ao serviço da vossa empresa irá: 1. Aumentar; 2. Estabilizar: 3. Diminuir.

Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações VE - Valor efectivo (Valor bruto)
Data da última atualização 29/03/2024


informação apresentada em 16/4/2024