Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Indicador de formação bruta de capital fixo em construção - ajustado de efeitos de calendário e de sazonalidade (Taxa de variação homóloga - Base 2021 - %)
Característica Descrição
Designação Indicador de formação bruta de capital fixo em construção - ajustado de efeitos de calendário e de sazonalidade (Taxa de variação homóloga - Base 2021 - %); Mensal
Periodicidade Mensal
Fonte INE, Síntese mensal de conjuntura
Primeiro período disponível Janeiro de 1996
Último período disponível Fevereiro de 2025
Dimensões
  • Período de referência dos dados (Mês)
  • Localização geográfica (Portugal)
Conceitos
  • FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXO:  Indicador macro económico que consiste em aquisições de ativos fixos, líquidas de cessões, efetuadas por produtores residentes durante um dado período, e em determinados acréscimos ao valor de ativos não produzidos, obtidos através da atividade produtiva de unidades de produção ou institucionais. Os ativos fixos são ativos produzidos, utilizados na produção durante mais de um ano.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Definição O Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) em construção é uma série em volume estimada a partir das vendas de cimento (incluindo importações) tendo como referência a série em volume do correspondente agregado das Contas Nacionais Trimestrais (Base 2021). Valores corrigidos de sazonalidade.
Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 21/04/2025


informação apresentada em 9/5/2025