Esta publicação procede a uma apresentação compreensiva dos resultados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA) e tem como objectivo principal caracterizar as múltiplas dimensões do comportamento da população portuguesa adulta na sua relação com a participação em actividades de aprendizagem.
A aprendizagem ao longo da vida assume uma importância crucial no contexto da sociedade da informação e do conhecimento, onde a aquisição de competências e a sua permanente actualização constituem o princípio orientador que permite uma efectiva inserção numa economia e sociedade assentes no conhecimento.
Constituindo-se como um dos pontos chave da Estratégia de Lisboa, a aprendizagem ao longo da vida está referenciada como um dos indicadores estruturais para aferir o progresso no sentido de atingir o objectivo estratégico global de tornar a Europa na economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo, capaz de um crescimento económico sustentável, acompanhado da melhoria quantitativa e qualitativa do emprego e de maior coesão social.
Instituto Nacional de Estatística - Aprendizagem ao longo da vida. Inquérito à educação e formação de adultos : 2007. Lisboa : INE, 2009. Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/79210266>. ISSN 1647-1946. ISBN 978-989-25-0008-9