Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Qual a metodologia de cálculo das projeções de população residente disponibilizadas pelo INE?



Resposta

As projeções de população residente são calculadas utilizando o método das componentes por coortes. Na aplicação deste método, são formuladas hipóteses sobre a evolução das componentes de variação da população – fecundidade, mortalidade e migrações – com base nas quais se procede à atualização sucessiva dos efetivos populacionais até se atingir o último ano do período de projeção. A formulação das hipóteses baseia-se na observação, análise e modelação das tendências passadas de cada uma das componentes, em particular as de anos mais recentes, e na avaliação relativa à evolução futura das mesmas, com base na informação disponível até ao momento (expert judgement).

Uma vez que os níveis futuros de fecundidade, mortalidade e migrações não são possíveis de prever com exatidão, duas ou mais hipóteses de evolução são consideradas para cada componente. Estas hipóteses alternativas têm como objetivo ilustrar um domínio de resultados futuros possíveis, apesar de não existir certeza sobre a sua eventual realização, ou que valores futuros necessariamente se incluem nesse domínio de valores. De salientar ainda que, na formulação das hipóteses e modelação da evolução de cada componente, é apenas considerada a dinâmica temporal de indicadores demográficos, não sendo incorporado nos modelos qualquer outro tipo de variáveis exógenas.

A metodologia de cálculo desta operação estatística está descrita no Documento metodológico Projeções de população residente, disponível no Portal do INE> Produtos> Sistema de Metainformação> Documentação Metodológica> Tema: População.