As sugestões podem ser apresentadas diretamente no Portal do INE na área de rodapé da homepage do Portal do INE através do preenchimento de um formulário eletrónico, disponível na opção "Elogios/Sugestões/Reclamações", ou no WebInq, na área “Apoio ao aderente” em “Pedidos de informação/esclarecimentos, Sugestões, Reclamações”. Alternativamente, as sugestões podem ser enviadas por Carta, Fax ou E-mail, institucionais ou dirigidos a qualquer colaborador e/ou Unidade Orgânica do INE. Podem, ainda, ser registadas no campo destinado a “Comentários”, incluso nos inquéritos à satisfação dos utilizadores de informação estatística, nos Livros de Reclamações de que o INE dispõe nos locais de atendimento do público e nas “Caixas de Sugestões” existentes nas zonas de Receção e em todos os Centros de Documentação do INE.
O tratamento dado à sugestão e o prazo para lhe dar resposta (5 dias úteis após a receção) são os mesmos, independentemente do meio em que esta é apresentada.