Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Retrato da juventude em Portugal: traços e tendências nos censos de 2001 e 2011
Maria Manuel Vieira , Vítor Sérgio Ferreira , Jussara Rowland > Revista de Estudos Demográficos > INE, 2015, p. 5 - 25

Resumo

O artigo pretende retratar a situação dos jovens portugueses na atualidade, bem como identificar as principais tendências de permanência e mudança ocorridas nesta população na última década, em três domínios relevantes – demográfico, escolar e laboral. Para tal, optou-se por reter como arco temporal o período compreendido entre 2001 e 2011, tomando como referência os dados relativos aos recenseamentos da população desses mesmos anos.


A análise de tais dados permite discernir três grandes tendências longitudinais, estruturantes da situação social dos jovens de hoje, em Portugal. Em primeiro lugar, a sua compressão demográfica, revelando uma tendência de decréscimo da população jovem em todos os grupos etários, mais acentuada nos escalões entre 20 e 24 anos e entre 25 e 29 anos. Uma segunda tendência identificada é a notável progressão da população jovem portuguesa no sistema escolar, evidenciada não apenas na “alunização” dos jovens adolescentes, como também no aumento da proporção de estudantes entre os jovens adultos. Por
último, os dados permitem ainda verificar dificuldades acrescidas no acesso dos jovens portugueses ao mercado de trabalho. Por um lado, observa-se que a inserção laboral dos jovens se encontra dificultada não só à entrada do mercado de trabalho, mas também na sua permanência e continuidade dentro deste. Como consequência o processo de inserção profissional dos jovens tem vindo a ser cada vez mais tardio, crescendo e prolongando-se as situações de dependência financeira da família.


palavras-chave: população juvenil, censos, demografia, educação, trabalho, meios de vida


Estudo
Download do documento PDF (575 Kb)