Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Indicadores de confiança dos Consumidores e de clima económico voltam a diminuir
Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores
Indicadores de confiança dos Consumidores e de clima económico voltam a diminuir - Outubro de 2022
28 de outubro de 2022

Resumo

O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu em setembro e outubro, atingindo um valor próximo do registado em abril de 2020 no início da pandemia. O saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou nos últimos dois meses, renovando o valor máximo da série, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021.

O indicador de clima económico diminuiu entre agosto e outubro, reforçando o movimento descendente iniciado em março e atingindo o mínimo desde abril de 2021. Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços diminuíram relativamente a setembro.  

Os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda aumentaram significativamente em setembro e outubro no Comércio e na Indústria Transformadora, embora situando-se ainda em níveis inferiores aos máximos das séries observados em março e abril, respetivamente. Este saldo diminuiu nos Serviços e de forma ligeira na Construção e Obras Públicas, permanecendo em níveis inferiores aos máximos atingidos em abril e junho.

De acordo com a informação recolhida sobre a evolução do investimento no âmbito do inquérito qualitativo de conjuntura à indústria transformadora (ver página 9 do presente destaque), 63,6% das empresas preveem que o investimento em 2023 irá estabilizar face a 2022, enquanto 22,7% das empresas preveem um aumento do investimento e 13,7% uma diminuição.


Destaque
Download do documento PDF (449 Kb)
Quadros
Excel Excel (3540 Kb)
CSV CSV (318 Kb)