Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Preços no produtor e no consumidor aceleram
Síntese Económica de Conjuntura
Preços no produtor e no consumidor aceleram - Novembro de 2021
21 de dezembro de 2021

Resumo

O índice de preços na produção da indústria transformadora continua a revelar crescimentos significativos, registando uma taxa de variação homóloga de 14,4% em novembro (11,3% no mês anterior). Esta evolução refletiu, em grande medida, a forte subida dos preços da energia e dos bens intermédios. Os preços na produção de bens de consumo, que têm vindo a aumentar consideravelmente abaixo das outras componentes, também aceleraram para uma taxa de variação homóloga de 4,6% (3,5% no mês anterior). 

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) acelerou para uma taxa de variação homóloga de 2,6% em novembro, superior em 0,8 p.p. à observada nos mês anterior, atingindo o máximo desde setembro de 2012, verificando se aumentos de preços na generalidade dos produtos mas em particular nos bens energéticos.

Os indicadores de curto prazo da atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para outubro, continuam a revelar elevados crescimentos em termos nominais na indústria e nos serviços, ligeiramente menos intensos que no mês precedente, enquanto em termos reais observou-se uma diminuição mais intensa na indústria e um abrandamento na construção. Na perspetiva da despesa, os indicadores quantitativos de síntese da atividade económica e do consumo privado aceleraram em outubro de 2021, enquanto o indicador de investimento apresentou taxas de variação homólogas negativas entre agosto e outubro. 

O indicador de clima económico, que sintetiza as apreciações dos empresários, diminuiu em novembro, apresentando um comportamento irregular desde julho.

De acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (16 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi 6,4% em outubro, valor idêntico ao registado no mês anterior (6,6% em julho e 7,6% em outubro de 2020). A taxa de subutilização do trabalho (16 a 74 anos) situou-se em 11,8%, menos 0,2 p.p. que em setembro (14,8% e 12,6% em igual período de 2020 e 2019, respetivamente).


Destaque
Download do documento PDF (621 Kb)
Quadros
Excel Excel (146 Kb)
ZIP CSV (7 Kb)