Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Avaliação bancária desceu um euro, para 1 110 euros por metro quadrado
Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação
Avaliação bancária desceu um euro, para 1 110 euros por metro quadrado - Março de 2020
27 de abril de 2020

Resumo

O valor mediano de avaliação bancária foi 1 110 euros em março, menos 1 euro que o observado no mês precedente. Este valor representa uma descida de 0,1% relativamente a fevereiro e um aumento de 10,3% face ao mesmo mês do ano anterior.

A informação deste destaque, respeitante a março, já deverá refletir parcialmente efeitos da pandemia COVID-19, quer no comportamento do índice de preços quer na quantidade de informação primária disponível para compilar o índice. Apelamos, apesar das dificuldades, à melhor colaboração na resposta às solicitações do INE. A qualidade das estatísticas oficiais depende crucialmente dessa colaboração que o INE antecipadamente agradece.

Com este destaque, o Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta uma nova série do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação (IABH). As principais alterações implementadas face à série anterior foram: • a substituição do valor médio, anteriormente obtido pela média geométrica dos valores observados, pelo valor mediano de avaliação bancária, complementado pela divulgação do valor para o 1º e 3º quartil da distribuição de valores observados; • a substituição da Área útil pela Área bruta como referência para o cálculo do indicador. Esta alteração tem como consequência que o valor por m2 seja agora forçosamente menor visto que a área de referência passou a ser maior. As alterações visaram, entre outros aspetos, promover a comparabilidade com outros indicadores sobre o mercado habitacional, produzidos pelo INE (ver caixa de notas explicativas para detalhes adicionais). Consequentemente foram criados novas séries, disponíveis no portal do INE. Estas séries iniciam-se em janeiro de 2011 e apresentam como detalhe geográfico máximo, sempre que o número de observações o permitir, o município (ver documento metodológico).


Destaque
Download do documento PDF (576 Kb)
Quadros
Excel Excel (2229 Kb)
ZIP CSV (288 Kb)