Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Índice Sintético de Desenvolvimento Regional
Índice Sintético de Desenvolvimento Regional
Índice Sintético de Desenvolvimento Regional - 2011
11 de abril de 2014

Resumo
Em 2011, o índice sintético de desenvolvimento regional de seis das 30 sub-regiões NUTS III situava-se acima da média nacional: a Grande Lisboa, o Grande Porto, o Cávado, o Baixo Vouga, o Minho-Lima e a Serra da Estrela. Enquanto o Baixo Vouga, a Grande Lisboa e o Grande Porto superavam a referência nacional nas componentes competitividade e coesão, o Cávado, o Minho-Lima e a Serra da Estrela excediam a média nacional nas componentes coesão e qualidade ambiental.
No índice de competitividade, os resultados obtidos continuavam a indicar um retrato territorial em que se destacavam dois espaços centrados nos territórios metropolitanos de Lisboa e do Porto, que contrastavam com o Interior continental. O índice de competitividade apurado para Grande Lisboa era o mais elevado do país.
No índice de coesão, os resultados obtidos refletiam um retrato territorial mais equilibrado, que evidenciava um espaço continental central mais coeso, em comparação com as sub-regiões do Interior Norte e do Sul e das regiões autónomas. O Baixo Mondego apresentava o índice de coesão mais elevado.
No índice de qualidade ambiental, os resultados retratavam uma imagem territorial em que as NUTS III do Interior continental apresentavam em geral uma situação mais favorável. A Serra da Estrela continuava a apresentar o índice de qualidade ambiental mais elevado.

Destaque
Download do documento PDF (580 Kb)
Quadros
Excel Excel (340 Kb)