Portal do Instituto Nacional de Estatística

 
Área dos utilizadores
Área dos utilizadores

Inquérito Nacional de Saúde - responda aqui

Censos 2011

Recenseamento Agrícola 2009

 

O Sistema Estatístico Europeu: o que é e como funciona?

O Sistema Estatístico Europeu (SEE) é uma parceria entre o Eurostat (autoridade estatística da União Europeia) e as autoridades estatísticas dos 28 Estados-membros, as quais incluem os institutos nacionais de estatística (INEs) e outras autoridades nacionais responsáveis pelo desenvolvimento, produção e divulgação das Estatísticas Europeias.
As autoridades estatísticas portuguesas encontram-se definidas na Lei 22/2008, do Sistema Estatístico Nacional.
As Estatísticas Europeias têm enquadramento legal no Regulamento (CE) nº 223/2009, do Parlamento Europeu e do Conselho, o qual determina que as autoridades estatísticas da União e dos Estados-membros produzem e divulgam as Estatísticas Europeias no cumprimento estrito de alguns princípios estatísticos, entre os quais se destaca a independência profissional, a objetividade, a imparcialidade, a fiabilidade e o segredo estatístico.
Estes princípios encontram-se desenvolvidos no Código de Conduta para as Estatísticas Europeias, aplicado por todos os membros do SEE, tendo em vista garantir a qualidade das Estatísticas Europeias, bem como a confiança de todos quantos as utilizam.
A supervisão da aplicação do Código de Conduta ao nível do conjunto do SEE e do Eurostat em particular é feita por um órgão independente, o Conselho Consultivo Europeu para a Governação Estatística, criado pela Decisão 235/2008/CE, o qual apresenta anualmente um relatório ao Parlamento Europeu e ao Conselho que é tornado público.
A determinação das Estatísticas Europeias a produzir é objeto de um programa quinquenal, adotado por decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, sob proposta da Comissão. Atualmente está em vigor o Programa Estatístico Europeu 2013-2017,cujo envelope financeiro para o período 2014-2017 se encontra estabelecido no Regulamento nº 1383/2013.
A preparação dos programas quinquenais conta com o envolvimento dos Estados-membros, designadamente ao nível dos dirigentes máximos dos INEs, reunidos no seio do Comité do Sistema Estatístico Europeu. Cabe a este Comité fornecer as orientações profissionais para a produção e divulgação das Estatísticas Europeias.
Além disso, os programas quinquenais são objeto de consulta aos utilizadores, aos respondentes e a representantes dos vários setores da sociedade, os quais se encontram representados no Comité Consultivo Europeu da Estatística, criado pela Decisão 234/2008/CE. Este Comité tem por função principal assegurar que as necessidades dos utilizadores, assim como os custos para os produtores e fornecedores de informação estatística sejam tidos em conta na elaboração do Programa Estatístico Europeu.
De maneira a garantir a coerência e a comparabilidade das Estatísticas Europeias, as operações estatísticas incluídas nos programas quinquenais são geralmente objeto de legislação estatística aprovada pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu. Garante-se, desta forma, que os Estados-membros produzem as Estatísticas Europeias de forma harmonizada, permitindo ao Eurostat compilar os dados dos 28 Estados-membros, analisá-los e agregá-los, disponibilizando ao público a informação estatística necessária para o acompanhamento dos objetivos e políticas da União.
Os membros do SEE cooperam ainda estreitamente no desenvolvimento de projetos que visem uma maior eficiência e qualidade das Estatísticas europeias, procurando sempre a redução da carga sobre os respondentes. Para esse efeito, estabelecem-se parcerias entre membros do SEE que visam desenvolver competências em domínios específicos, partilhando-se depois os resultados em benefício de todo o SEE.
A par das Estatísticas Europeias produzidas e divulgadas pelo SEE, e que cobrem um vasto leque de áreas, também o Sistema Europeu de Bancos Centrais desenvolve, produz e divulga Estatísticas Europeias necessárias ao desempenho das suas funções. A produção e divulgação das Estatísticas Europeias pelo SEBC tem suporte legal próprio (Regulamento do Conselho nº 951/2009, que altera o Regulamento do Conselho nº 2533/98, relativo à compilação de informação estatística pelo Banco Central Europeu).
O SEE e o SEBC coordenam o seu trabalho e cooperam entre si de forma a garantir a coerência das Estatísticas Europeias que produzem e a minimizar a carga estatística dos produtores e fornecedores de informação estatística.



União Europeia FEDER (Abre uma nova janela)
Símbolo de Acessibilidade à Web[DEm conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C

Conselho Superior de Estatística
ALEA - Acção Local de Estatística Aplicada
SICAE
ESS - European Statistical System