Page 153 - EAmb_2010.pmd

This is a SEO version of EAmb_2010.pmd. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

151151151151151

Fonte: INE

Figura 8.9 - Principais variáveis das empresas com atividades de gestão e proteção do ambiente por

domínio de ambiente (2010)

0%

20%

40%

60%

80%

100%

Investimentos Gastos Rendimentos

Outros Domínios de Ambiente

Gestão de Resíduos

Gestão de Águas Residuais

Qualidade do Ar e Clima

A análise setorial revela que mais de 60% das empresas adotaram medidas de eficiência energética, com exceção das “Indústrias petrolíferas” e “Indústrias químicas e farmacêuticas”. A contratação de serviços de auditoria externa para a redução de consumos de energia teve maior expressão nas “Indústrias da borracha e matérias plásticas” e nas “Indústrias químicas e farmacêuticas”, enquanto a contratação de serviços de energia produzida a partir de fontes renováveis teve relevância para o setor “Eletricidade, gás e água”.

A separação de papel e cartão e a de embalagens plásticas e metálicas foram as práticas ambientais correntes mais adotadas pelas organizações em 2010, ultrapassando mais de metade das medidas implementadas, com exceção das “Indústrias petrolíferas”, “Indústrias extrativas” e “Indústrias de produtos minerais não metálicos”. A separação do vidro e a utilização de lâmpadas de baixo consumo constituem o segundo grupo de medidas adotadas com maior expressão, com as “Indústrias alimentares, bebidas e tabaco” a privilegiarem a primeira medida, e as “Indústrias de equipamento informático e elétrico”, a última.

Em 2010, o “Investimento” das empresas, no âmbito da proteção do ambiente, foi aplicado maioritariamente (53%), no domínio da “Proteção da Qualidade do Ar e Clima” através de equipamentos para depuração e/ ou purificação de gases de combustão e equipamentos para recuperação de enxofre após processamento de gases e tratamento de emissões gasosas para a atmosfera.

Os “Gastos” (239 milhões de euros), por seu turno, incidiram sobretudo no domínio da “Gestão de Resíduos” decorrentes da atividade industrial, por via da sua eliminação ou minimização. Destaca-se também a importância da verba despendida com a “Contratação de Trabalhos Especializados”, nesse mesmo domínio que atinge os 70% do total dos gastos e que inclui as contrapartidas pagas às entidades gestoras, nomeadamente à Sociedade Ponto Verde, pela gestão dos resíduos de embalagem, e à Valorcar, pela valorização dos veículos automóveis em fim de vida, e dos seus componentes e materiais.

Praticamente a totalidade dos “Rendimentos” das empresas em análise (108 milhões de euros) foram obtidos maioritariamente através da “Venda de Resíduos e/ou Materiais Reciclados” que ascenderam a 105 milhões de euros, o que reflete um aumento de 34%, relativamente ao exercício de 2009, justificada pelo facto das empresas, por questões de mercado, terem estrategicamente optado por vender estes produtos, valorizando-os.

Figura 8.8 - Empresas com atividades de gestão e proteção do ambiente por atividade

económica e prática ambiental corrente (2010)

Produtos minerais, não metálicos

Borracha e matérias plásticas

Químicos

Petrolíferas

Pasta, papel e cartão; impressão e reprodução

Madeira, cortiça e suas obras

Couro e produtos de couro

Têxteis

Alimentação, bebidas e tabaco

Extrativas

Fonte: INE

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Eletricidade, gás e água

Outras indústrias transformadoras

Material de transporte

Equip. informático e elétrico

Produtos metálicos, exceto máq. e equip.

Metalúrgicas de base

Produtos minerais, não metálicos

Borracha e matérias plásticas

Químicos

Petrolíferas

Separação de papel e cartão Separação de embalagens plásticas e metálicas Separação de vidro Utilização de lâmpadas de baixo consumo Reutilização das águas usadas e/ou chuvas Outra

Page 153 - EAmb_2010.pmd

This is a SEO version of EAmb_2010.pmd. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »