Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Despesas públicas primárias como proporção do orçamento original aprovado (%)
Característica Descrição
Designação Despesas públicas primárias como proporção do orçamento original aprovado (%); Anual
Periodicidade Anual
Fonte INE, Contas nacionais anuais - por sector institucional, Direção Geral do Orçamento (DGO)
Primeiro período disponível 2010
Último período disponível 2019
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (Portugal)
Conceitos
  • ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS:  Setor institucional que inclui as unidades institucionais que correspondem a produtores não mercantis cuja produção se destina a consumo individual e coletivo e que são financiadas por pagamentos obrigatórios feitos por unidades pertencentes a outros setores, bem como todas as unidades institucionais cuja função principal é a redistribuição do rendimento e da riqueza nacional.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Definição O indicador compara, para as principais rubricas de despesa pública, a proposta do Orçamento de Estado e as despesas executadas. Este indicador é elaborado de acordo com a metodologia do indicador PI-2.1 (composition variance) do conjunto de dados do Quadro de Avaliação da Gestão das Finanças Públicas (PEFA), programa desenvolvido pelo Banco Mundial. O cálculo é realizado através do apuramento do orçamento "ajustado" (isto é, o orçamento original para cada rubrica, multiplicado pelas despesas totais executadas divididas pelo total da despesa orçamentada). Para cada rubrica de despesa, calcula-se o desvio entre as despesas executadas e o orçamento ajustado. Adiciona-se o valor absoluto dos desvios para todas as rubricas (valor absoluto = a diferença positiva entre os valores executados e os valores orçamentados). O indicador corresponde ao quociente entre esta soma e o orçamento total ajustado.
Fórmula

Metodologia PI-2.1 (variação de composição); Quadro de Avaliação da Gestão das Finanças Públicas (PEFA)

Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 04/04/2020


informação apresentada em 19/5/2024