Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Superfície das explorações agrícolas (ha)
Característica Descrição
Designação Superfície das explorações agrícolas (ha) por Localização geográfica (NUTS - 2001), Tipo de utilização das terras e Classes (UDE) de dimensão económica; Não periódica
Periodicidade Não periódica
Fonte INE, Inquérito às estruturas das explorações agrícolas
Primeiro período disponível 1989
Último período disponível 2007
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (NUTS - 2001)
  • Tipo de utilização das terras
  • Classes (UDE) de dimensão económica
Conceitos
  • DIMENSÃO ECONÓMICA ( DE ):  O valor da Margem Bruta Total da exploração, expresso em Unidades de Dimensão Europeia (UDE), correspondendo à soma das diversas Margens Brutas das atividades existentes na exploração.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • SUPERFÍCIE TOTAL DA EXPLORAÇÃO:  Soma da superfície agrícola utilizada, da superfície das matas e florestas sem culturas sob-coberto, da superfície agrícola não utilizada e das outras superfícies da exploração.
  • EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA:  Unidade técnico-económica que utiliza fatores de produção comuns, tais como mão de obra, máquinas, instalações, terrenos, entre outros, e satisfaz obrigatoriamente as quatro condições seguintes: 1) produzir produtos agrícolas ou manter, em boas condições agrícolas e ambientais, as terras que já não são utilizadas para fins produtivos; 2) atingir ou ultrapassar uma certa dimensão (em área ou número de animais); 3) estar submetida a uma gestão única; 4) estar localizada numa área bem determinada e identificável.
Unidade de Medida (símbolo) Hectare (ha)
Potência de 10  0
Observações A informação relativa a 1989, 1999, 2009, tem por base operações censitárias (Recenseamentos Agrícolas). Entre estes períodos, bienalmente nos anos ímpares e com excepção de 1991 e 2001, a informação tem por base inquéritos amostrais.
Data da última atualização 21/12/2009


informação apresentada em 27/4/2024